data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está com nove dos 10 leitos adultos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados ao atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 ocupados. A informação foi confirmada pela assessoria do hospital no final de manhã desta quarta-feira.
VÍDEO: vacinação contra gripe tem baixa procura e segue na sexta-feira
De acordo com a instituição, quatro destas vagas estão ocupadas com pacientes não Covid-19, que foram encaminhados ao Husm de outros municípios, inclusive de outras regiões do Estado. Trata-se, segundo o hospital, de pacientes que eram suspeitos e já fizeram a coleta de amostras e os testes apresentaram resultado negativo, descartando a doença.
VÍDEO: chegada do frio reforça alerta para os cuidados com a saúde
Agora, esses pacientes necessitam fazer a chamada coorte - ficar em leitos de UTI não Covid-19 para verificar se irão apresentar ou não sintomas. Por isso, necessitam de vagas em UTIs em hospitais que possuam área isolada para atendimento de pacientes Covid-19 para aguardar esse período de observação e verificar se os sintomas irão evoluir.
O Husm informou que já solicitou a transferência de dois pacientes via Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint), da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Os outros dois pacientes não estão em condições clínicas de serem transferidos no momento.